quem sonha em ser mãe/pai é imbecil

Ter a maternidade ou paternidade como um sonho é algo raso e superficial porque é como se você dissesse: "Minha felicidade e propósito de vida vão vir na vida de outra pessoa". Só que isso é muito problemático.

Primeiro, colocar uma criança no mundo não é sobre você. É sobre ela. A gente vive numa sociedade que romantiza a ideia de "ter um filho", mas esquece que esse filho vai ser uma consciência independente, com vontades, sonhos e dificuldades. Quando você coloca a maternidade ou paternidade como um sonho, você corre o risco de tratar essa criança como uma extensão de você, como se ela existisse pra te realizar ou preencher algum vazio. Isso é egoísta e, injusto com a criança.

Segundo, a lógica de "realização através da maternidade/paternidade" ignora o fato de que o mundo tá cheio de problemas. A gente vive num dos países mais perigosos e desiguais do mundo, estamos em época de crise climática que ta fazendo o clima um inferno, e mais uma caralhada de problema que eu não vou listar aqui pra não virar um livro. Trazer uma criança pra esse contexto, só porque você acha que isso vai te realizar, é, no mínimo, questionável. Será que é justo com ela? Será que você tá pensando no bem-estar dela, ou só no seu desejo de "ser mãe/pai"?

Por fim, a ideia de que "ter um filho é um sonho" vem completamente de uma pressão social, não de uma reflexão profunda. As pessoas que tem esse sonho são imbecis e muito influenciáveis.